1 de jul. de 2012

Percurso "Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre"

Nessa reportagem que foi ao ar na TVE/RS podemos conhecer o percurso do projeto  "Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre", no qual um ônibus se desloca em alguns pontos da capital gaúcha com o objetivo de mostrar e refletir sobre os lugares da memória afro-brasileira afro-brasileira na cidade.

O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cia. CARRIS e PROCEMPA e faz parte dos programas da SMED para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.


Esse projeto é de fundamental importância para marcar os lugares de memória dessa população que sempre foi negligenciada e que vem paulatinamente lutando para ocupar os espaços da cidade que são seus por direito, muito embora nem sempre as camadas dirigentes compreendem ou queiram que compreender isso.

Nesse projeto é possível, além de conhecer alguns pontos da cidade, estabelecer outros olhares para pontos que fazem parte do nosso dia a dia e que, muitas vezes, passam despercebidos ou possuem significados diferentes daqueles observados durante o trajeto.

Enquanto o ônibus se desloca, um guia comenta e estimula a reflexão sobre determinados pontos da cidade e como eles também fazem parte da história afro-brasileira e se constituem como lugares de memória. A atividade é oferecida para a comunidade escolar em geral e pode ser uma ótima alternativa para as aulas de história, podendo se encaixar facilmente em vários conteúdos tratados em diversos anos das séries finais (ou iniciais, porque não) do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio, constituindo-se em uma saída de campo interessante e bastante produtiva.

Alguns dos conteúdos possíveis de se trabalhar a partir dessa saída de campo: populações afro-brasileiras em Porto Alegre, História do RS, escravidão, diversidade cultural, patrimônio e memória, entre outros.



















0 comentários:

Postar um comentário