17 de dez. de 2012

OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DIDÁTICO CAPITÃO PAROBÉ

No dia  07 de dezembro realizamos nossa última saída de campo do ano. Fomos ao Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé, que fica no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. A proposta da atividade era que pudéssemos conhecer um espaço na cidade em que nos desse oportunidade de visita com os alunos, além de podermos observar alguns astros. 
Fomos recebidos pelo prof. Bruscatto, responsável pelo observatório e pelo laboratório de física do Colégio Militar de Porto Alegre. Logo no inicio ouvimos algumas palavras do professor sobre a criação do observatório, que foi construído em 2002. Depois da fala do professor, fomos auxiliados pelo professor Vitor Sardinha Bexiga que nos mostrou como podemos explicar os movimentos da terra, Sol e Lua em sala de aula, de forma bem simples e didática. 
A única coisa que não foi possível fazer foi observar os astros, por dois motivos: o telescópio principal estava em manutenção e o céu estava fechado no dia da visita. 

No geral gostamos bastante da visita e acreditamos que ela pode ser bem positiva, principalmente em trabalhos interdisciplinares, envolvendo as disciplinas de geografia e física  Apenas destacamos que existe uma dificuldade nesse tipo de atividade que é organizar os estudantes para uma saída de campo fora do horário das aulas, visto que nossos alunos estudam a tarde ou pela manhã. Creio que a organização de uma visita a noite se torna algo bem complicado, principalmente quando falamos de alunos do ensino fundamental e Médio. Entretanto, acreditamos que pensar essas práticas é sempre importante. 

Turma do EGH no observatório

Para maiores informações: 
Observatório Astronomico Didático Cap. Parobé
Rua Cleveland, 250, Santa Tereza, POA

Contatos: http://clubedeastronomiacmpa.blogspot.com.br/
observatoriocmpa@gmail.com

Agende sua visita!!!

0 comentários:

Postar um comentário