13 de set. de 2012
Temos o costume de associar saídas de campo com simples passeios. Essa palavra está tão enraizada no cotidiano escolar que as vezes fica difícil explicar aos alunos e aos colegas que o que se pretende fazer não é um simples passeio e sim uma atividade didática com os alunos. 
Enfim, quando se pensa em uma saída de campo deve-se levar em consideração que a atividade possa dialogar com a sala de aula. O diálogo que me refiro não precisa necessariamente ser com o conteúdo dado em sala de aula, mas que a saída tenha um propósito pedagógico e que essa proposito seja cumprido. 
Além de um bom planejamento, é interessante adequar a atividade e o tempo de duração dela para o publico que vai realizá-la.  Por exemplo, não se pode fazer uma saída de um dia a um museu com uma turma de sexto ano. Crianças dessa faixa etária necessitam de atividades mais lúdicas, onde eles possam participar e não apenas observar.
O importante é que o professor saiba o local em que esta levando seus alunos e que prepare eles antes para a visita e retome pontos importantes depois, em sala de aula. 

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